ESCÚCHANOS!

https://antares.dribbcast.com/proxy/rcfm?mp=/stream

Buscar en RCFM

VII Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI) Lisboa


Lisboa vai andar de máscara de 10 a 13 de Maio! Venha descobri-la no Rossio!

O VII Festival Internacional Máscara Ibérica (FIMI) regressa às ruas de Lisboa entre 10 e 13 de Maio com um programa dinâmico e variado que inclui uma mostra de artesanato e produtos regionais, promoção turístico-cultural, concertos, música e danças tradicionais, actividades para os mais novos, um concurso de fotografia e muita animação de rua.

O VII Grande Desfile Máscara Ibérica será o momento alto do FIMI, sábado dia 12 de Maio, pelas 16h30 com início na Praça do Município e fim no Rossio.
A tradição pagã dos rituais da máscara, raramente vistos fora dos seus contextos de origem reúne este ano 24 grupos oriundos do Norte e Centro de Portugal, Galiza, León, Zamora, Cáceres, Astúrias, País Basco e Salamanca, pela primeira vez presente no Desfile a par de Ílhavo (PT), Piornal e Montehermoso de Cáceres (ES). Este evento é reconhecido de interesse turístico internacional pelo TP.

A Mostra das Regiões apresenta-se mais uma vez no Rossio, transformando-o entre 10 e 13 de Maio, numa montra de produtos regionais, artesanato e destinos turísticos. Poderá descobrir e adquirir algumas das mais tradicionais iguarias – fumeiro, doçaria regional - e peças artesanais nacionais e espanholas, espalhadas por 25 espaços. Zamora e Cáceres (Patronatos de Turismo) são al
gumas das províncias de Espanha que levam até à capital os seus produtos típicos, a que se junta o espólio gastronómico, vinícola e artesanal da Serra da Estrela, Nordeste da Beira, Beira Interior Sul, Região Centro, Baião, Mirandela, Vales do Sousa e Tâmega, entre outras regiões.

De Portugal, a Raia Histórica, ADRACES, Aldeias do Xisto, Município de Baião e Rota do Românico, são algumas das entidades a estarem presentes.
O Rossio contará ainda com animação de rua, música e danças tradicionais, artesanato ao vivo, provas de produtos e, para os mais pequenos, um cantinho infantil, que inclui workshops de máscaras.

A componente musical continua a ser uma grande aposta da organização e a edição deste ano é prova disso! Concertos de música folk de raiz tradicional europeia com elementos de fusão entre o ska, reggae e rock nas noites de sexta e sábado e tarde de domingo no Palco Ibérico – Rossio. A abrir os MU (Porto), Sexta às 19h, seguidos pelos Skama la Rede (Astúrias), 22h. No Sábado, Nação Vira Lata (Lisboa), às 22h e no Domingo, Rakia (Porto) às 16h e por fim, a fechar o cartaz, Asturiana Mining Company, às 18h (vencedores do prémio melhor cantar em língua asturiana 2012).
A animação de rua é assegurada pela La Bandina e los Sidros de Valdesoto (Astúrias), a Tradballs (PT), Escola de ritmos Dumdumba (PT), Altsasuko Inauteria (País Basco), Folión de Viana do Bolo (Galiza) e Vaidecaja (PT), para além das dinâmicas constantes em cada espaço.
Este a ano a organização lança novamente o concurso de fotografia “Desfile com a Máscara 2011” onde profissionais e amadores poderão participar com fotografias do desfile da Máscara Ibérica do ano passado.

A cultura ibérica – património e tradição – a desfilar por Lisboa! De 10 a 13 de Maio a partir das 10h com entrada livre!


0 Respuestas hasta ahora:

Sé el primero en comentar esta entrada